CECS

O CECS

Sobre

O CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas) é responsável por atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia e Ciências Sociais.

O CECS, ao lado do CCNH (Centro de Ciências Naturais e Humanas) e CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição) compõem as três áreas de conhecimento nas quais a UFABC é organizada.

Assim como os demais Centros, não está estruturado em departamentos, o que possibilita uma interlocução permanente entre docentes e discentes, e um ambiente de cooperação interdisciplinar.

Quanto à graduação, o CECS oferece os seguintes cursos de engenharia:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Ambiental e Urbana
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia de Energia
  • Engenharia de Gestão
  • Engenharia de Informação
  • Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica e Engenharia de Materiais

II Semana das Engenharias da UFABC no Facebook
Na área de Ciências Sociais são oferecidos os bacharelados em Ciências Econômicas, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Planejamento Territorial.

Com relação à pós-graduação, o CECS possui um programa interdisciplinar na área de Energia, além de participar do programa de Nanociências e Materiais Avançados e do programa de Engenharia da Informação, juntamente com os outros Centros da UFABC.

Os princípios pedagógicos que fundamentam as diretrizes do CECS são a constante busca pela autonomia intelectual do aluno, a valorização da interdisciplinaridade na investigação, a proposição de novas tendências tecnológicas e o enfoque crítico nos resultados obtidos, de modo que o uso ético e responsável do conhecimento esteja sempre direcionado para uma sociedade que almeja a inovação e a sustentabilidade.